RedMine: uma ferramente open source gerenciamento de projetos
![](https://arquivo.devmedia.com.br/marketing/img/artigo-gestao-de-projetos-primeiros-passos-com-o-redmine-33905.png)
O sucesso de um projeto não está diretamente ligado à ferramenta que será utilizada para apoiar neste processo, mas isto não a torna menos importante, uma boa ferramenta de suporte a gestão de projetos pode simplificar e tornar o processo mais organizado.
A ferramenta Redmine é um software livre, gerenciador de projetos baseados na web e ferramenta de gerenciamento de bugs. Ele contém calendário e gráficos de Gantt para ajudar na representação visual dos projetos e seus deadlines (prazos de entrega).
Ele pode também trabalhar com múltiplos projetos o design do Redmine foi influenciado pelo Trac, um pacote de software semelhante.
Ele é escrito usando o framework Ruby on Rails. Ele é multiplataforma e suporta diversos Banco de Dados. Além de ser um software multilíngue, também possibilita o uso integrado com vários repositórios tais como Svn, Git, Mercurial, Darcs, Cvs e Bazaar.
O Redmine é uma solução de gerenciamento de projetos baseada em nuvem de código aberto baseada na estrutura de programação Ruby on Rails. É uma solução multiplataforma e cross-database e permite aos usuários gerenciar múltiplos projetos dentro do sistema. Os administradores podem alocar cada usuário para ter diferentes funções em cada projeto. O sistema de gerenciamento de problemas permite que os usuários definam o status de cada problema e definam a prioridade conforme a necessidade. A ferramenta Redmine suporta vários bancos de dados, MySQL, PostgreSQL, SQLite a solução tem vários suporte de autenticação LDAP.
Os recursos de Redmine incluem
Permite o rastreamento de vários projetos
Suporta controle de acesso flexível baseado em função
Inclui um sistema de acompanhamento de problemas
Apresenta um gráfico e calendário de Gantt
Integra o gerenciamento de notícias, documentos e arquivos
Permite feeds da Web e notificações por email.
Suporta um wiki por projeto e fóruns por projeto
Permite rastreamento de tempo simples
Inclui campos personalizados para problemas, entradas de hora, projetos e usuários
Suporta uma gama de integração SCM , incluindo ( SVN , CVS , Git , Mercurial , Bazaar e Darcs )
Suporta múltiplas autenticações LDAP
Permite o autoregistro do usuário
Suporta 34 idiomas
Permite vários bancos de dados
Permite plugins
Fornece uma API REST
![](https://www.softwareadvice.com/imglib/products/screenshots/redmine-5575-1-large.png?v=67c791eed7ea79e0404c1667afd967dc)
Acompanhamento de problemas
Controle de acesso baseado em função
Navegador de repositório
Rastreamento de Tempo
Fluxo de Trabalho
Prós
O Redmine tem uma funcionalidade clara e lógica e há muito poder em usar o Markdown para criar conexões entre documentação e tarefas. O recurso wiki foi muito útil para minha equipe! Também gostei de definir marcos e configurar facilmente opções de tickets (prioridades, atribuições, status). Nesse sentido, é semelhante ao JIRA, pois é possível editar facilmente informações sobre tarefas e produzir documentação robusta e bem estruturada.
Contras
A interface do usuário não parece super polida, e o recurso do wiki teria sido difícil para a minha equipe adotar porque você precisa saber do Markdown para usá-lo de maneira eficaz. (Sim, Markdown é um Pro e um Con nesta resenha.)
O Redmine também não tinha um recurso de bate-papo ou o tipo de opções de visualização de arquivos que minha equipe esperava.
Referências
https://www.devmedia.com.br/gestao-de-projetos-primeiros-passos-com-o-redmine/339
Lesyuk, Andriy (2013). Dominando Redmine . Packt Publishing
https://project-management.com/redmine-software-review/
https://www.softwareadvice.com/project-management/redmine-profile/
https://bitnami.com/stack/redmine
Para alguém que NÃO é expert em RedMine (como eu :p) é bom se informar de certas "dicas" (oferecidas por um profissional utilizando RedMine a 10 anos)
ResponderExcluirPor exemplo:
-Não deixar nenhum projeto como "público" caso contrário qualquer um com a URL do projeto pode ver todos os dados dele.
-Não usar em excesso as prioridades "urgente" e "imediato" das tarefas a serem realizadas.
-Ao invés de rastrear múltiplos projetos separados (onde todos são de uma mesma empresa), tenha um único "superprojeto" onde os múltiplos projetos são "subprojetos"
Essas e outras dicas exploradas mais a fundo aqui:
https://techoverflow.net/2018/12/16/tips-on-how-to-use-redmine-for-your-project/
Bem observado
Excluir