Trello: Forma Inteligente de Organizar as Idéias.
Em 2010, um desenvolvedor, conhecido como Fog Creek Software, promoveu pesquisas para identificar potenciais produtos para o mercado. Em 2011, lançaram o produto conhecido como Trellis, que tinha intenção de resolver alguns dos problemas de planejamento de projetos.
Após uma fase beta privada do produto, o Trello é lançado na TechCrunch Disrupt em setembro de 2011, na sessão de aplicativos para a Internet e iPhone. Por pouco não usaram nomes como Cardvark e Planatee, mas acabaram escolhendo Trello.
No verão de 2012, Taco, o cachorro do cofundador da Fog Creek, Joel Spolsky, se torna o husky porta-voz oficial da Trello. O Trello atinge 500.000 membros e lança o aplicativo Trello para Android.
https://trello.com/home |
Em julho de 2014, o Trello se separa da Fog Creek e se torna a Trello, Inc., nomeando o cofundador da Fog Creek, Michael Pryor, como CEO. A Trello alcança mais de 4,75 milhões de usuários. Em maio de 2015, o Trello entrou no mercado internacional, com versões traduzidas para o Brasil, a Alemanha e a Espanha.
https://trello.com/home |
Trello serve tanto como uso pessoal como para trabalho. Ele inclui gestão imobiliária, gerenciamento de projetos de software, quadros de aviso escolares, planejamentos de aula e gerenciamento de casos de escritório de advocacia. A API rica, bem como capacidade de e-mail-in permite a integração com sistemas corporativos, ou com serviços de integração baseados em nuvem como IFTTT e Zapier.
Ele suporta plataformas móveis para iPhone, Android e Windows 8, no entanto, o seu site foi concebido para ser acessível na maioria dos navegadores da web móvel. Uma aplicação iPad foi lançado em 12 de março de 2013. Foi adicionado suporte para um número ilimitado de marcas, na forma de etiquetas coloridas que podem ser renomeados e novos criados, a partir 21 de novembro de 2014. Os Cartões podem ter comentários, anexos, votos, datas de vencimento e checklist.
https://trello.com/home |
Fonte: https://trello.com/about
Também é interessante mencionar os "poderes" (power-ups) com diferentes funcionalidades. Alguns permitem a integração de outras ferramentas ao projeto, como por exemplo enviar cartões em canais do Slack, ou anexar arquivos do Google Drive a um cartão. Outros almejam facilitar o planejamento do projeto, como o power-up que permite uma visualização dos cartões em forma de calendário, e a partir daí organizar-se melhor e priorizar o que é mais urgente.
ResponderExcluir(Recomendo mudar a cor do texto da postagem.)
Parabéns pelo texto! É muito interessante isso que você mencionou sobre a versatilidade do Trello, de servir desde o uso pessoal ate o profissional. Inclusive, isso fez dele uma das ferramentas mais usadas para gerenciamento de equipes, projetos e processos do mundo [https://www.euax.com.br/2018/08/ferramentas-de-gestao-de-projetos-mais-utilizadas/]. Outra coisa interessante a se falar sobre o Trello é que ele foi inspirado na metodologia ágil Kanban que é explicada por outro grupo da disciplina [https://sistemeiros-ufs.blogspot.com/2018/12/kanban-em-15-minutos.html]. É legal ver como a metodologia Kanban foi automatizada na ferramento Trello. E por fim, uma curiosidade é que podemos "turbinar" o nosso Trello com a ajuda da Pluga. Como Thomé mencionou no comentário dele, podemos usar "power-ups", e a Pluga desenvolveu várias integraçoes e automatizações para o Trello, como por exemplo, a integração de criar um card a cada venda aprovada no MercadoLivre ou a cada nova resposta no Google Forms ou ainda a cada nova linha criada no Google Sheets, entre outras.
ResponderExcluirÓtimo texto!
ResponderExcluirGosto bastante do trello, mas a minha única ressalva com relação a ferramenta é o fato do plano gratuito ser bastante limitado, meio que tendo que forçar a você a pagar pela assinatura da ferramenta a medida que seu projeto vai crescendo....
Uma solução similar que Recomendo é o TaskWorld, uma cópia bem descarada do trello, porém com muito mais recursos disponíveis gratuitamente:
https://taskworld.com/pt/taskworld-vs-trello/?gclid=Cj0KCQiAvqDiBRDAARIsADWh5TcUmqT2CTOHgRcqQLELjxRzdAIySKSrceL15nn_ehNzLCppn-X4QFcaAnkPEALw_wcB
Vale a pena conferir ;)
De fato, uma ferramenta bastante versátil. Como já foi comentado os power-ups aumentam bastante seus poderes, lembra até o Goku (que tem sempre um nível de poder para evoluir, rsrsrssrs). No caso de gerenciamento, a geração de gráficos Gantt e DashBoards (https://getcorrello.com) são poderes bastante úteis a agregar.
ResponderExcluirParabéns pelo texto. Uso o Trello e acredito que é uma das ferramentas que mais se destacam por sua integração com varias outras ferramentas, inclusive com o GitHub(https://blog.trello.com/br/github-e-trello) tema do meu grupo. Porem concordo com o comentário acima de que com o crescimento do projeto surgem muitas limitações, assim dando espaço para mudança de ferramenta.
ResponderExcluir